CINE GALPÃO NA RUA E CULTURA POPULAR

A interação entre o filme e a cultura amplia ainda mais o alcance e as conseqüências sócio-culturais que foram percebidas. O Cinema é um meio de Comunicação Social, de diversão e um poderoso instrumento de cultura e formação de idéias ao alcance de todos.

O  município de Limoeiro, localizado no agreste setentrional de Pernambuco, distante 77 km da capital,com uma população aproximadamente de 65 mil habitantes, tendo em sua maioria um índice maior no perímetro urbano do que na zona rural sinaliza o ócio comum a qualquer cidade interiorana do nordeste. Valendo-se de que, com a chegada de qualquer atrativo diferente quando o assunto é entretenimento e lazer é sempre bem acolhido e com um público sempre surpreendente. Pois, o povo também gosta do que é bom. E não seria diferente com a linguagem do cinema. A tela grande no meio da rua passa ser um atrativo bem convidativo inicialmente. E se oportunizado com atrações artísticas antecipadamente difundidas, tornam-se ainda mais freqüentados.
Os bairros e as ruas deste município carecem de fortalecimento nas vivências coletivas já pré-existentes que garantem uma excelente execução quando também sintonizadas com escolas existentes nestas localidades.
 As exibições serão de alcance popular onde da criança ao idoso se sentirão contemplados e melhor ainda com voz e vez para contextualizar os filmes com suas vidas, com seus sonhos e com suas possibilidades.
  A intervenção artística de caráter cineclubista com interação de linguagens no meio da rua otimiza e trata a auto estima das pessoas .
O Projeto “Cine Galpão Na Rua e Cultura Popular ” levará a Sétima Arte aos diferentes lugares e extratos sociais de variados níveis de instrução e de diversas idades com  exibição de filmes nacionais . Produzidos para o Cinema em espaço público, em princípio para pessoas de bairros onde a vulnerabilidade social e o risco predominam, onde não possuem cinema próximo as suas residências e nem condições financeiras para freqüentar as salas de exibições dos Shoppings Centers.
As exibições serão executadas em DVD’s, através de projetor de alta definição e com telão já de propriedade do Centro de Criação Galpão – Pontinho de Cultura e também Ponto de Memória.


O que é o Cine Galpão Na Rua E Cultura Popular ?

Circulação com dez exibições de audiovisuais em dez bairros do município de Limoeiro, agreste setentrional de Pernambuco, acompanhados também de dez apresentações artísticas na linguagem de cultura popular predominantemente da própria região do agreste pernambucano.
Intinerando em dez bairros do município de Limoeiro apresentando dez exibições acompanhadas de  apresentações artísticas de cunho popular promovendo o acesso gratuito a cultura enquanto direito constitucionalmente garantido.
O projeto acontecerá de 22 de agosto a 30 de setembro do ano em vigor.

Quais são estes dez localidades de Limoeiro que serão visitados com o projeto ?
·         Serra da Braúna
·         Coqueiros
·         Bairro da Congal
·         Bairro da COAHB NOVA
·         Bairro do Alto de São Sebastião
·         Centro da cidade – praça da Bandeira
·         Loteamento Santana
·         Rua  da Barriguda
·         Loteamento Morada Nova
CINE GALPÃO NA RUA E CULTURA POPULAR CINE GALPÃO NA RUA E CULTURA POPULAR Reviewed by Centro de Criação Galpão das Artes on 07:04 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.