sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Cine Galpão na Rua promove sessões nos bairros de Limoeiro levando também teatro, música e poesia

Diante desta carência, surgiu o projeto Cine Galpão na Rua e Cultura Popular, que leva sessões de audiovisual e apresentações de cultura popular para diversos bairros da cidade, com população aproximada de 55 mil habitantes. O projeto considera que “o cinema é um meio de comunicação social, de diversão e um poderoso instrumento de cultura e formação de idéias”.  Depois de Serra da Braúna ,  Coqueiros, João Ernesto e bairro São Jorge agora é a vez dos bairros Nossa Senhora de Fátima e CONGAL receberem a tela do Cine Galpão neste sábado (14/09) e domingo (15 de setembro). A programação conta com filmes nacionais, seguidas de apresentações de cultura popular. As exibições acontecem sempre, às 19h, ao ar livre, com acesso gratuito. O projeto é realizado pelo Centro de Criação Galpão das Artes/ Pontinho de Cultura, com incentivo do Funcultura/Governo de Pernambuco.As exibições são executadas em DVD com projetor de alta definição e telão, de propriedade do Centro de Criação Galpão. Os filmes são selecionados para gerar interesse em pessoas de diversas faixas etárias, da criança ao idoso, que podem contextualizar os filmes com suas vidas, seus sonhos e suas possibilidades. Após os filmes, artistas e grupos de cultura popular do Agreste se apresentam, finalizando a programação.  De acordo com o produtor do evento Fábio André, a interação entre as linguagens – audiovisual e cultura popular - amplia o alcance sócio-cultural da intervenção. Por isso, o projeto foi pensado prioritariamente para bairros onde há vulnerabilidade social, com objetivo de oportunizar o aproveitamento do espaço público como local de vivências coletivas e de promoção da auto-estima das comunidades. A intervenção cineclubista itinerante ainda passará até 30 de setembro pelos bairros Cohab Nova, Alto de São Sebastião, Centro da cidade/ Praça da Bandeira, Loteamento Santana,  Rua  da Barriguda e Loteamento Morada Nova.



PROGRAMAÇÃO :

DIA  14 DE SETEMBRO – SÁBADO ÀS 19 HORAS NO BAIRRO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA: Exibição dos filmes – VIDA MARIA e CLANDESTINA FELICIDADE e logo após apresentação do espetáculo MANÉ GOSTOSO, concluindo com uma roda de diálogo debatendo a programação.

FILME : VIDA MARIA
Gênero: Animação Diretor: Márcio Ramos Duração: 9 min     Ano: 2006     Formato: 35mm País: Brasil     Local de Produção: CE Cor: Colorido Sinopse: Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece. "VIDA MARIA" é um projeto premiado no "3o. PRÊMIO CEARÁ DE CINEMA E VÍDEO", realizado pelo Governo do Estado do Ceará.

FILME : A CANGA
Gênero: Ficção Diretor: Marcus Vilar Elenco: Everaldo Pontes, W. J. Solha, Zezita Matos Duração: 12 min     Ano: 2001     Formato: 35mm País: Brasil     Local de Produção: Cor: Colorido Sinopse: No meio de uma lavoura seca, Ascenço Teixeira obriga a mulher, os filhos e a nora a colocar nos ombros uma canga de boi para trabalhar. Fora de si, o velho perde o controle da situação e a família reage. Produzido em computação gráfica 3D e finalizado em 35mm, o curta-metragem mostra personagens e cenários modelados com texturas e cores pesquisadas e capturadas no Sertão Cearense, no Nordeste do Brasil, criando uma atmosfera realista e humanizada.

ESPETÁCULO: MANÉ GOSTOSO

Baseada na obra da escritora Elita Ferreira, da Editora Bagaço, a encenação conta com direção de Charlon Cabral e atuação de Jadenilson Gomes, Tarcísio Queiroz e do próprio Charlon Cabral. A história gira em torno de um dono de circo chamado seu Neco que, ao lado de sua esposa dona Lucrécia, promovia a alegria da criançada daquele lugar.A maior atração do circo era o Mané Gostoso que encantava mais que os palhaços do circo. Certa vez, um homem de aparência bizonha e bizarra rouba o Mané Gostoso. Seu Neco vai até a delegacia chorando de tanto desgosto pelo súbito desaparecimento. As crianças também tomam conhecimento e juntam-se ao delegado na busca do brinquedo.

DIA 15 DE SETEMBRO – DOMINGO ÀS 19 HORAS NO BAIRRO  DA CONGAL : Exibição dos filmes – VIDA MARIA  e  CLANDESTINA FELICIDADE e logo após apresentação do espetáculo  musical UM VERSO, UMA POESIA, com participação de Mano de Baé e Angélica Vidal ,concluindo com uma roda de diálogo debatendo a programação  em tela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário