Funarte promove oficinão "Teatro e Seus Viés" na cidade de Limoeiro, no Agreste Setentrional de Pernambuco. Inscrições são gratuitas e já estão abertas. Artistas de diversos municípios próximos devem se inscrever.


Já estão abertas as inscrições para o oficinão “Teatro e Seus Viés”, que a Funarte vai promover gratuitamente na cidade de Limoeiro, no Agreste Setentrional de Pernambuco, distante 77 km do Recife, como capitação para as artes cênicas. As aulas acontecerão dias 21, 22, 28 e 29 de setembro (sábados e domingos), das 14 às 19h, na Escola Municipal João Heráclio Duarte (Av. Severino Pinheiro, s/n, Centro), contando com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, FACAL e Colégio Pentágono. À frente do oficinão, o ator, jornalista e pesquisador teatral Leidson Ferraz, em parceria com o professor de teatro, ator e diretor Wellington Júnior. As aulas são abertas a qualquer interessado maior de 18 anos, inclusive das cidades próximas, sejam estudantes, atores, diretores, dramaturgos, produtores, pesquisadores, historiadores, gestores culturais e curiosos sobre o universo teatral. Até 30 participantes serão selecionados. Basta mandar breve currículo, cidade de origem e contatos para o e-mail teatroeseusvies@gmail.com.

As aulas vão abordar o momento atual do teatro em Pernambuco, com dados sobre o seu passado também, mas focando na produção mais recente, os projetos de circulação, editais para financiamento, festivais, casas de espetáculos, formação possível, diálogo com a crítica, espetáculos de maior ou menor destaque, e até as polêmicas que rondam o mercado teatral no Estado, dando um panorama bem atualizado deste segmento. Serão informações teóricas, junto à projeção de imagens, apresentação de vídeos e fotos raras sobre o passado e o presente da cena teatral pernambucana, além de atividades práticas para o ator com promoção de jogos teatrais de improvisação a partir do método Michael Chekhov. Para receber este projeto da Funarte, a cidade de Limoeiro foi escolhida pela intensa produção de teatro no interior pernambucano, e por ser um pólo de cultura próximo a diversos outros municípios. A coordenação local é do diretor teatral e produtor Fábio André. Maiores informações: (81) 3222 0025 / 9292 1316.

O pernambucano Leidson Ferraz é jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco, assessor de comunicação, pesquisador do teatro e ator profissional. É organizador e editor da coleção de livros Memórias da Cena Pernambucana, registro da trajetória de 39 conjuntos teatrais do estado desde a década de 1940 e, em 2012, integrou a comissão de avaliação do Prêmio Funarte Myriam Muniz de Teatro. Escreve matérias para a Revista Continente, entre outras publicações. É professor de História do Teatro Pernambuco no Curso Regular de Teatro do SESC Piedade. Atualmente finaliza duas pesquisas Teatro Para Crianças no Recife: 60 Anos de História no Século XX e Um Teatro Quase Esquecido – Painel das Décadas de 1930 e 1940 no Recife, ambas com incentivo do Funcultura. Em teatro, escreveu o musical Alheio, encenado em 2000 sob sua direção em parceria com Claudio Lira e atualmente está atuando na peça Olivier e Lili: Uma História de Amor em 900 Frases, do grupo Teatro de Fronteira. Desde 2003 é assessor de comunicação do Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Artes Cênicas de Pernambuco, entre diversos outros eventos e espetáculos.
Para entrevista: Leidson Ferraz (81) 3222 0025 / 9292 1316. No anexo, foto de Leidson Ferraz. Crédito: Luiz Filho.
Funarte promove oficinão "Teatro e Seus Viés" na cidade de Limoeiro, no Agreste Setentrional de Pernambuco. Inscrições são gratuitas e já estão abertas. Artistas de diversos municípios próximos devem se inscrever. Funarte promove oficinão "Teatro e Seus Viés" na cidade de Limoeiro, no Agreste Setentrional de Pernambuco. Inscrições são gratuitas e já estão abertas. Artistas de diversos municípios próximos devem se inscrever. Reviewed by Centro de Criação Galpão das Artes on 06:02 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.