ENSAIO ABERTO COM PEÇA DE SUASSUNA FOI NESTA SEXTA DIA 22




Dar vida a uma peça do teatro não é tarefa das mais fáceis. O processo cênico, além de complexo, é regido, de maneira absoluta, pelo acaso. Por mais planejamento que se faça, independente das pré-definições desejadas e colocadas em prática, nunca temos a absoluta certeza do que nos aguarda ao pisar o terreiro sagrado do Deus oculto nas folhas da videira. Todo espetáculo está sujeito aos caprichos de Dionísio, e é esse o grande barato de toda estreia: o mistério.

Da concepção à realização de um espetáculo existe um caminho árduo e prazeroso a ser traçado. Em primeiro lugar, é preciso dizer que a base de todo processo é, ou ao menos deveria ser, a pesquisa. Desvendamos e devoramos textos, autores, referências e possibilidades em busca de um melhor entendimento, ou deglutição, da obra a ser gerada. O ventre do artista é a morada do infinito e deve ser aproveitado como tal.

Paralelo ao trabalho de pesquisa, que é contínuo e acontece inclusive durante temporadas, é preciso, explicando a grosso modo, colocar a peça “em pé”. O trabalho de palco, que é indissociável de todo processo, envolve inúmeros passos. A composição de personagens, por exemplo, acontece de maneira minuciosa, o que demanda tempo e dedicação integral. Diretores, atores, técnicos, prestadores de serviço; manter uma unidade de pensamentos e desejos coletivos em um processo artístico não é algo simples, convenhamos.
ENSAIO ABERTO COM PEÇA DE SUASSUNA FOI NESTA SEXTA DIA 22 ENSAIO ABERTO COM PEÇA DE SUASSUNA FOI NESTA SEXTA DIA 22 Reviewed by Centro de Criação Galpão das Artes on 13:05 Rating: 5

Um comentário:

  1. Lindo texto!
    Exemplifica verdadeiramente o que nós estamos vivendo no momento.
    Sigamos em frente em direção ao prazer. Viva o teatro!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.