CONCEITO DO BRINQUEDO POPULAR

MANÉ GOSTOSO é um boneco que tem as pernas e os braços movimentados por meio de cordões, apresentando articulação de madeira e desenvolvendo noções de coordenação motora e equilíbrio. O boneco é articulado, suspenso em um fio, preso entre duas varetas de madeira e que pela pressão da mão produz movimentos de malabarismo.
É um brinquedo destinado ao público infantil, mas que os adultos também não dispensam. Ainda hoje vendido nas feiras , nos mercados públicos do interior do nordeste ou ainda por ambulantes. Facilmente encontrado em stands de feiras de artesanato como FENNEARTE, FENHALL e outros eventos afins em Pernambuco ou quando não em compartimentos de espaços culturais a exemplo da Casa da Cultura, Mercado de São José, Mercado de Santa Cruz; no centro do Recife e o Mercado da Ribeira, em Olinda. Portanto, em Limoeiro – Pernambuco vamos encontrar quem se dedique em fazê-lo.

O BRINQUEDO EM LIMOEIRO : Jorge Raimundo


Todavia na região agreste setentrional do estado de Pernambuco, especificamente na mesorregião do médio Capibaribe no município de Limoeiro, vamos encontrá-lo sendo confeccionado unicamente pelo marceneiro e artesão Jorge Raimundo Martins de Araújo, 47 anos, natural também da cidade. Há muito dedica-se ao aperfeiçoamento e manutenção da tradição de fazer brinquedos populares tais como: carrinho, tremzinho , casa de boneca e o saltitante Mané Gostoso. O MANÉ GOSTOSO que encanta a criançada desse lugar é bem colorido, tornando-se atraente aos olhos daqueles que adquirem pela importância de R$ 3,00. Além deste ofício, Jorge artesão; cumpre a tarefa de palestrar no grupo A.A. – Alcóolicos Anônimos -, onde também abandonou o vício do álcool. Talvez o viés da generosidade associado a solidariedade tenham apurado valores sociais em sua atitude e provocado uma sensibilidade amiúde na dedicação da produção do brinquedo popular MANÉ GOSTOSO . Jorge do MANÉ GOSTOSO, como ficou conhecido, possui uma marcenaria distante de sua casa que localiza-se à rua Pio XII, n.º 252 e recebe encomendas pelo telefone ( 81 ) 9612.0709. Seu ofício já é conhecido no Mercado de São José, Recife, mas já chegou ao Rio de Janeiro e São Paulo através de amigos e familiares que fazem questão de promovê-lo. Sua dedicação ao trabalho exclui feriado, dia santo e domingo. Labutar de domingo a Domingo é uma questão que transcende somente a lei da sobrevivência. A regra é descobrir e experimentar outras formas de produção do brinquedo com uso da madeira. É importante destacar que muito de sua produção inclui a reciclagem da madeira. Com o reaproveitamento das sobras de móveis usados Jorge Artesão vai repaginando o universo do brinquedo e firmando-se num mercado bastante competitivo tecnologicamente falando. Jorge nas horas vagas preenche seu tempo assistindo filmes de ação e tem ouvido apurado para Núbia Lafayete e Nelson Gonçalves. Sua esposa Lindalva o acompanha no ofício incentivando-o com um pequeno comércio que vende artigos diversos de artesanato.
CONCEITO DO BRINQUEDO POPULAR CONCEITO DO BRINQUEDO POPULAR Reviewed by Centro de Criação Galpão das Artes on 10:41 Rating: 5

3 comentários:

  1. É isso aí seu Jorge, também gosto muito de artesanato faço alguns nas minhas horas vagas, mas gostaria de aprender fazer o nosso amigo "Mané-gostoso". Meu email é waldemirluchis@hotmail.com
    Uma abraço, Você está de parabéns

    ResponderExcluir
  2. como fazo um mae gostoso.

    ResponderExcluir
  3. Ai Jorge, como posso adquirir uma quantidade de grande com preço BOM.
    Pois, estou desenvolvendo um KIT Moleque. (Pião, Mané Gostoso e Bola de Gude)
    Meu email é edfrevo.9430@gmail.com
    Fico no aguardo,

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.