GALPÃO DAS ARTES PROMETE PRESEPADA NA  FEIRA DE 
LIMOEIRO E REGIÃO

 



 Retomando A INCONVENiÊNCIA DE TER CORAGEM o Pontinho de Cultura Galpão das Artes, em Limoeiro, agreste setentrional, prepara-se para a segunda fase da execução do projeto EM PERNAMBUCO O LUGAR DE BONECO É NA FEIRA  patrocinado pelo Banco do Nordeste e em parceria com o BNDES através do programa cultural na edição 2010. Até porque no primeiro momento a equipe de produção se dividiu fazendo oficinas de arte educação com foco no boneco em dez municípios do entorno de Limoeiro. 
Portanto, desde o ano passado, que atores e direção encaram o universo de Suassuna ensaiando o primeiro ato da A PENA E A LEI que permite uma encenação que privilegia a estética do mamulengo. Jadenilson Gomes, Tarcísio Queiroz e Charlon Cabral já dominam esse processo desde 2002. Sendo novidade apenas para Kettuly Muniz e Lucas Rafael que agora desbravam a dramaturgia de Ariano Suassuna.
O retorno da montagem traz a inovação de uma circulação com dez sucessivas apresentações em feiras livres nos municípios de Orobó,Feira Nova, Salgadinho, Cumaru, Passira, Lagoa de Itaenga, Chã de Alegria, Surubim, o que muito proporciona uma intimidade do mamulengo enquanto brinquedo e o espaço denominado feira.
 A intervenção artística realizada nas feiras livres dos municípios representa o diferencial. Tais apresentações deste projeto contemplam o direito constitucional de acesso gratuito à cultura aos cidadãos.
Revisitar Suassuna na Inconveniência de Ter Coragem através do Galpão das Artes é reafirmar o bom teatro realizado no interior de Pernambuco nos últimos tempos.  É uma “presepada“ o que os atores prometem agora em feira livre, afirma Fábio André, diretor do espetáculo. Sem dúvida nenhuma. A experiência de oito anos resulta numa pesquisa sobre mamulengo que fideliza-se ao elenco. Particularmente, a direção tira o chapéu para os atores Jadenilson Gomes, Tarcísio Queiroz e Charlon Cabral. Até porque estes são os co-responsáveis pela volta desta montagem. Lucas Rafael e Kettuly Muniz, que integram esta montagem, são simplesmente a promessa cumprida que “santo de casa faz milagre “.
É um teatro que se aproxima do povo garantindo mais alegria a um espaço genuinamente, colorido, rico e divertido. Debaixo do sol e em meio aos tabuleiros, recria-se uma Taperoá onde uma trama de enganos e traições, retrata  valores e uma moral distante do sertão de hoje em dia. A peleja se baseia em Benedito, um negro esperto que adora aprontar, precisa enfrentar Vicentão Borrote e o Cabo Rosinha, dois cabras valentes e fortes, para conquistar o coração da bela Marieta. Mas, uma falhazinha e vai tudo de água abaixo. Que plano é este que não deu certo? É conferir tudo isso e um pouco mais ao lado de Mano de Baé e o seu pandeiro que vem lá de Tracunhaém. Eita! Que a brincadeira já vai começar...

A estréia para o dia 30 de abril, próximo sábado, às 10 da manhã sinaliza uma sessão para Limoeiro no tradicional pátio da feira, no coração da cidade. A logística será garantida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, leia-se Prefeitura de Limoeiro.
SERVIÇO
Texto: Ariano Suassuna
Encenação e produção : Fábio André
Elenco :
Jadenilson Gomes
Tarcísio Queiroz
Charlon Cabral
Lucas Rafael
Kettuly Muniz
Participação especial : Mano de Baé
Figurino : Ruy Arruda, Sandra Fragoso e Maria de Lourdes
Concepção cênica: Charlon Cabral
Pintura dos tamboretes : Rosélis Alves
Adereço : Fábio Santana
Maquiagem : Jadenilson Gomes
Contra regra: José Roberto


Pátio da feira, na praça comendador Pestana, às 10 da manhã, em Limoeiro
Gratuito
Classificação livre
Comédia em 40 minutos
Mais informações:
Fábio André
81 . 9684 . 0567
Reviewed by Centro de Criação Galpão das Artes on 03:25 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.