JC AGRESTE - JORNAL DO COMMERCIOPublicado em 21.03.2011
» TEATRO
Dez anos do Galpão das Artes
                                                                                                                                                                                                                                 
A programação cultural, promovida pelo grupo, mobiliza a cidade esta semana atraindo os visitantes a Limoeiro

Até o próximo sábado (26), o Galpão das Artes de Limoeiro oferece uma semana dedicada ao teatro para comemorar seu aniversário de dez anos. Quatro espetáculos produzidos por eles para públicos de todas as idades, serão encenados no espaço que movimenta a vida cultural da cidade. O Galpão surgiu com o objetivo de oferecer programação cultural diversificada com artes cênicas, audiovisual, contação de histórias, cultura popular e arte-educação para crianças e jovens de Limoeiro e logo virou um marco na vida cultural de municípios ao redor. “Por aqui, entretenimento é festa de rua, com bandas de forró fazendo show para a multidão, mas conseguimos criar o hábito de ir ao teatro, prestigiar a cultura no município e vem muita gente de João Alfredo, Orobó e Passira também com o mesmo interesse”, explica Fábio André, coordenador do Ponto de Cultura e ator orgulhoso do trabalho feito, principalmente com crianças. “Aqui também despertamos o interesse dos mais jovens pelas artes cênicas e educação artística, é o nosso objetivo primordial”, enfatiza.O Galpão é mantido por um grupo de 15 profissionais entre atores, professores e técnicos, que recebem incentivo da prefeitura e do Ministério da Cultura, depois de ser agraciado com o Pontinho de Cultura pelas atividades destinadas ao público infantil. O espaço possui auditório com capacidade para 150 pessoas, camarim, biblioteca com 1.150 títulos, espaço para criação, onde crianças estudam educação artística, um cineclube e ainda um hall utilizado para exposições de quadros, artesanatos e lançamentos de livros.
Além de carregar a responsabilidade de ser o grande impulsionador da cultura na região, o Galpão das Artes também carrega um pouco da história da cidade consigo. Naquele espaço no Centro da cidade, funcionava um depósito onde ficava armazenada a colheita de algodão, que por muitos anos tornou a cidade uma das mais ricas do Estado. Em uma década de história como espaço cultural, o Galpão das Artes já exportou resultados. Em 2008, produziram em parceria com a TV Viva o primeiro filme, o curta-metragem O Sumiço da Santa, exibido em diversas mostras de cinema e a montagem da obra A inconveniência de ter coragem, de Ariano Suassuna, que se apresentou na Universidade de Coimbra, em Portugal, em 2005. “Estávamos nos apresentando em um festival de teatro no Recife, quando a curadoria nos fez o convite. Mandamos projeto, vídeo e fomos os únicos representantes do Brasil no evento”, relembra Fábio.
Durante a Semana de Teatro, o espetáculo infantil Decripolou Totepou terá sessões diárias às 9h para as escolas agendadas. O valor do ingresso é R$ 6 antecipado e R$ 10 na bilheteria. O Ponto de Cultura Galpão das Artes fica na Avenida Severino Pinheiro, 329, Centro de Limoeiro.
Reviewed by Centro de Criação Galpão das Artes on 05:20 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.