MANÉ GOSTOSO DE VOLTA AO SHOPPING DIFUSORA


2/10/2011
Teatro no Shopping com espetáculo nacional
Os "Parlapatões", de São Paulo, e o Galpão das Artes, de Limoeiro, estão escalados para a temporada do projeto, no final deste mês de outubroFernandino Neto do JORNAL VANGUARDA , de CARUARU


O Teatro no Shopping está atraindo o público que gostar de assistir a grandes espetáculos em Caruaru. Sucesso em quatro temporadas, o projeto é uma iniciativa do núcleo de produção da Môlins Comunicação e apresenta, neste mês de outubro, peças de dois grupos de peso: "Parlapatões", de São Paulo, para o público adulto, e o "Galpão das Artes", pernambucano, para a criançada. As apresentações acontecem no Teatro Difusora.
Pela primeira vez em Caruaru, os "Parlapatões" estão há 20 anos na estrada e trabalham voltados para a comédia, utilizando técnicas circenses e de teatro de rua. Seus espetáculos circularam em diversas capitais do país, destacando-se nos principais festivais internacionais realizados no Brasil. Suas últimas montagens foram "As Nuvens e/ou um Deu$ Chamado Dinheiro", que estreou em 2003 no FTC (Curitiba); o infantil "O Bricabraque", solo do ator Raul Barreto estreado em 2004; e "Prego na Testa", com o ator Hugo Possolo.
O grupo está vindo de São Paulo exclusivamente para participar do Teatro no Shopping. "Considero uma honra eles virem participar do projeto. É um dos maiores grupos do Brasil, que mantém uma ação continuada. É um espetáculo que faz você rir e refletir bastante", cita João Lins, produtor do evento. Os "Parlapatões" mantêm sua sede e seu teatro com recursos próprios, para viabilizar o trabalho, tanto com espaço para ensaio, escritório de produção e armazenagem de cenários, quanto para realização de cursos, palestras, seminários e workshops.
Em Caruaru, eles vão apresentar o espetáculo "Prego na Testa", escrito por Eric Bogosian, com adaptação e direção de Aimar Labaki. Em cena, o ator Hugo Possolo. O espetáculo foi indicado ao Prêmio Shell 2005, na categoria de melhor ator. Peça de muita adrenalina e muito riso, "Prego na Testa" pode não ser para todas as idades, mas, com certeza, é para todas as nacionalidades, credos, ideologias, opções sexuais e raças. Afinal, para rir e pensar basta ser humano.
No palco, o experiente ator Hugo Possolo vive sete personagens extravagantes, cada um carregado de uma neurose e um humor diferentes. Desdobrando-se em várias figuras, Possolo dá vida a tipos que estão em qualquer metrópole. Se você vive numa grande cidade, seja ela Nova Iorque, São Paulo, Curitiba ou Paris, vai se identificar com alguns desses personagens e suas histórias. E encontrar sua família nas outras. Os "Parlapatões" foram destaque em grandes publicações, a exemplo da revista Bravo! e dos jornais O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo. O grupo se apresenta na sexta-feira (28) e no sábado (29), às 19h30.
No domingo (30) é a vez da criançada assistir ao Teatro no Shopping, com o espetáculo infantil "Mané Gostoso", do Galpão das Artes de Limoeiro. A peça é uma boa pedida para comemorar o Dina Nacional do Livro, já que o espetáculo foi inspirado na obra da escritora Elita Jorge Afonso Ferreira, utilizada em escolas de Caruaru. O "Mané Gostoso" é um trabalho voltado para o projeto de contação de histórias, desenvolvido pelo grupo pernambucano.
Contar histórias é a mais antiga e, paradoxalmente, a mais moderna forma de comunicação. No passado, era o contador de histórias o depositário da experiência, conhecimento e sabedoria. "Em tempos de supremacia da imagem (da televisão, do computador, das coisas prontas), as histórias contadas oferecem um divertimento que está dentro de cada um, em seus valores subjetivos. Em tempos passados, o rito familiar possibilitava o clima intimista na relação entre as gerações nas sessões de contação de histórias", explica o arte-educador Fábio André, diretor do Galpão.
"No final da apresentação, a meninada pode adquirir o brinquedo popular Mané Gostoso no valor de R$ 5", conclui Fábio.
Serviço
Os ingressos custam R$ 10 e podem ser adquiridos a preços promocionais de meia-entrada para todos na banca Terceiro Mundo e na loja CVC do Shopping Difusora. Informações: (81) 3721-3563.
Reviewed by Centro de Criação Galpão das Artes on 22:35 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.