JORNALISTA JOMERI PONTES COMENTA O PERU DO CÃO COXO



Um olhar sobre o espetáculo “O Peru do Cão Coxo”
Por Jomeri Pontes – Jornalista e Ator


Sabe aquele espetáculo que a gente fica querendo ver de novo? Igual àquela comida deliciosa, caprichada, preparada com esmero, que é uma festa para os olhos e a gente não pode deixar de repetir? Assim é a peça teatral “O Peru do Cão Coxo”, uma montagem do Centro de Criação Galpão das Artes, de Limoeiro. Os atores já entram “causando” no palco, transformado em picadeiro e, a partir daí, num imenso crescendo, tudo é só beleza, tudo é só descontração, tudo é só riso.
A música ao vivo, o canto alto ecoando por todo o espaço, o figurino luxuoso, detalhado e lindíssimo e a exuberante performance do elenco com muitas caras e bocas realçadas por uma maquiagem muito bem colocada são, de bate-pronto, uma verdadeira explosão logo na entrada em cena, por entre os espectadores, num claro recado do que irão ver ali naquele instante. O grupo chega chegando, literalmente, e anuncia - como num circo - que vai ter espetáculo, sim, senhor. E que espetáculo!
Vibrante, elétrica, movimentada, pra cima, a montagem do texto do grande Ariano Suassuna segura a atenção do espectador, do começo ao fim, com os atores muito bem encarnados em personagens que retratam os conflitos da Taperoá da primeira metade do século 20, terra do escritor, onde trapaceiros ludibriavam suas vítimas em tramas um tanto pueris, porém com boa dosagem de malícia e muita, mas muita comicidade.
A montagem do Centro do Galpão das Artes agrada e muito. Tanto que, além dos prêmios de melhor figurino e melhor maquiagem (ambos com assinatura de Thiago Freitas) no II Festeráguas - o festival de teatro de São Benedito do Sul-PE, a peça ainda teve indicações para melhor diretor (Charlon Cabral), melhor espetáculo, melhor ator (Jadenilson Gomes - brilhante atuação), melhor atriz (Gaby Salles), melhor ator coadjuvante (Dvson Alves - também numa atuação irrepreensível) e melhor cenário - retrata um picadeiro, locação perfeita para o que ali se passa.
“O Peru do Cão Coxo” é um espetáculo para ser visto e revisto - como afirmado no início - por ser mágico, lírico, bem conduzido do início ao final, ter uma deslumbrante direção de arte e ser um show em tudo a que se propôs. Como é bom vermos Limoeiro fazendo um teatro-pesquisa, um teatro de qualidade. Parabéns!

JORNALISTA JOMERI PONTES COMENTA O PERU DO CÃO COXO JORNALISTA JOMERI PONTES COMENTA O PERU DO CÃO COXO Reviewed by Centro de Criação Galpão das Artes on 06:22 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.