Galpão das Artes, duas décadas de emoções no "palco da vida"

 

Galpão das Artes, duas décadas de emoções no "palco da vida"


Texto de Alfredo Neto, do Blog do Agreste

“O Galpão é de múltipla função, ação, opção, canção, adição, lição, reação, emoção, menção, doação, oração...”, assim o produtor cultural Clébio Marques descreve o Centro de Criação Galpão das Artes. Um espaço instalado em Limoeiro, mas que importa e exporta produtos cênicos para o mundo. Dezembro passado marcou a celebração dos 20 anos de existência, uma data que remete conquistas, mas ao mesmo tempo desafios. Em tempos de pandemia, o Galpão das Artes conseguiu ser ainda mais resistente.


“É o Galpão das Artes Cênicas, das Artes Visuais, das Artes Plásticas, da Arte-educação”, resumiu Marques em um texto especial pelas duas décadas. Ah, e muito solidário! A comemoração foi arrecadando donativos para ajudar 25 famílias de crianças atendidas pelo Projeto Arte e Educação. Como consegue? Sob a coordenação de Fábio André, o grupo coloca em cena a credibilidade reconhecida por empresas parceiras e benfeitores. Além disso, lives e bazares também colaboraram na arrecadação, totalizando mil feiras entregues.

“Efervescência cultural, social, educacional. Essas intensas e inúmeras atividades evidenciam, na prática, a máxima de São Francisco de Assis: ‘é dando que se recebe”, mais uma fala de Clébio acentua bem o cotidiano da instituição que forma artistas e cidadãos, pois, diante das dificuldades, inclusive, paralização das apresentações, o Galpão arrecadou doações para os circenses itinerantes dos circos Águia de Asa e Palhaço Maluquinho, “ilhados” em Aliança (Mata Norte) e afetados pela pandemia. O apoio segue em 2021. 

Parceria – De acordo com André, de junho a dezembro de 2020, o Centro desenvolveu em parceria com o Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC) a construção de uma aprendizagem solidária e consistente, buscando troca de valores e repensando a prática pedagógica dos educadores sociais de forma presencial. “No tocante a Lei Aldir Blanc em Limoeiro, recebemos o inciso II que garantiu e subsidiou aspectos de pintura, retelhamento, parte elétrica e hidráulica do prédio num total de R$ 10 mil”, detalha Fábio. Os recursos seguem sendo aplicados na estrutura predial. Incansável, o Galpão das Artes realizará dezenas de ações em 2021.

Galpão das Artes, duas décadas de emoções no "palco da vida" Galpão das Artes, duas décadas de emoções no "palco da vida" Reviewed by Centro de Criação Galpão das Artes on 18:19 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.