Leitura Crítica - A Inconveniência de Ter Coragem

Michelotto locuto, Causa infinita®

A INCONVENIÊNCIA DE TER CORAGEM
Os Artistas de Limoeiro

Tem alguém aí que ainda não viu uma apresentação dos cantadores,
dos improvisadores, dos mamulengueiros, dos artistas de teatro, do maracatu de Limoeiro? Põe ainda ciranda e roda de côco nisso e é só felicidade e belezura. O Cenário é quase a shiminawa do DIG num chão de signos, o figurino puro bufão, atores duplo bonecos é meio Artaud meio Kantor, sei não como me lembrei da Classe Morta, agora Viva, o timing do espetáculo é um relógio suíço de perfeito (Ariano não usa relógio digital, né não?), a versatilidade, vou repetir, a versatilidade, vou repetir a versatilidade, vou repetir, a versatilidade, vou repetir a versatilidade, vou repetir, a versatilidade, vou repetir a versatilidade, vou repetir, a versatilidade, vou repetir a versatilidade, vou repetir, a versatilidade, vou repetir a , vou repetir, a versatilidade, vou repetir, danem-se meus leitores, não disse que no blog NÃO há recursos para a gente escrever bem e dizer o que pensa? A VERSATILIDADE DESSE GRUPO FAZ A GENTE CHORAR. Tá bom que eu choro até em propaganda do Governo quando aparecem aqueles pobres todos sendo ajudados, ô tadinhos, mas chorar por causa da versatilidade de um ator, nunca chorei não. Me comovi. Revirou minhas tripas, a gente anda tão longe aqui no Recife, tão fora do mundo, tão fora de Limoeiro, ô meu deus, me desculpem por todas as críticas que escrevi aqui se nelas não repeti o tempo todo: gente eu conheci uns caras lá em Limoeiro que eu não tenho palavra para definir bem. Puta que pariu, eles comem cu à bessa a mando de Ariano, eles são fodões à bessa, eles são nosso melhor teatro, eu quero ir para Manaus com eles, quero ser o Crítico Oficial deles mas antes vou passar um tempão em Limoeiro. Pô, vocês tem uma lista enorme de funções, é só olhar aí em baixo a ficha técnica, então, criem aí a de escravo sexual da companhia que eu topo, contando que eu possa passar um tempo aí com vocês aprendendo. Bom e depois, me levem dentro da mala para Manaus, escondido do organizador do festival, fechado? Então fecha essa mala aí que já tou dentro!
Mas antes, deixa eu também exercer a nova função que criei para a Companhia de vocês e que já estou ocupando: a de Baba Ovo Oficial, pois amei vocês todos e um por um. Então permitam-me fazê-lo ao som de um mote muito instrutivo. O mote é assim:
Manaus vai vos amar, tenho certeza,
Se puderem, me levem na bagagem!
Pro Amazonas seguir em correnteza...
O Homem do Pandeiro, Mano do Baé, o introdutor genial. Jorge Luiz Borges dizia admirado: o que não se pode escrever só com essas 24 letrinhas! O que não se pode tocar só com um pandeiro!- mostra Mano!
Mano, meu mano, apesar do papo sobre cultura popular já ter invadido Recife bem antes de Mestre Ariano- que não bate um côco- aqui quase que só se consegue aprender ciranda. Então um côco bem tocado e cantado é um prazer raro quando executado por um Doutor como você. Sua abertura é fenomenal, tanto na batida quanto no domínio do público. Em um minuto tu botaste todo mundo no bolso... quem é o ator brasileiro que consegue isso? Um Wagner Moura, um Léo Castro, uma Bruna Campello, um Gerrah, uma Carol Santa Anna, uma Polly e mais uns dois ou três por aí - que você irá encontrar em Metamorfose, lá em Manaus. Você é certamente o melhor de todos nós e Manaus...
 Manaus vai te amar, todo janeiro,
Se puder, me leva na bagagem,
Que eu te dou até o meu pandeiro!..
Fábio André: na encenação e produção; eu não sei o que mais tu poderias fazer, não gosto de falar de encenador, diretor e essas coisas por que acho que a gente acaba empobrecendo o ator, essa foi a História do teatro após a modernidade. Mas quando a gente vê o que viu, tem que ser maluco para acreditar que tem algum ator empobrecido ali. Todos são de uma riqueza que só existe ali, naquele galpão, naquele projeto, naquela Limoeiro. Já preparou as malas para Manaus?
Manaus vai amar tua produção,
Se puder, me leva na bagagem!
E larga uns trocados em minha mão!...
Edna: apoio.
Manaus vai te amar, tenho certeza,
Se puder, me leva na bagagem!
Sem apoio isso é pura sacanagem!...
Ray Arruda, Sandra Fragoso e Maria de Lourdes: Figurino:
Manaus vai chiar, tenho certeza,
Se puder, me levem na bagagem!
Quatro é demais, mas só três é sacanagem!...
Diego Ramos e Luan Amorim: Design gráfico
Manaus vai nos olhar, tenho certeza,
Arrumamaí e ramo na bagagn!
Vós, dupla caipira; nós Trio de Design!...
Dilermando Alves: Criação de Cartaz
Manaus vai nos olhar, tenho certeza,
Só tem coisa bonita no cartaz!
Me desenha, Alves, e leva atrás!...
Cláudio Melo e Alex Gonçalves: fotografia
Manaus ireis fotografar, tenho certeza,
Se puderem, me levem na bagagem!
Cláudio mira, Alex clica e eu fico na moleza!...
Charlon Cabral: concepção cenográfica
Conceberás novos palcos com certeza,
Mas se puder, me leve na bagagem
Prá descobrir das índias a beleza!!...
Rosélis Alves: pintura dos tamboretes
Tu , Rosélis, tamburetes pintas
Pra Manaus me leve nesse passo
Que eu pinto, cozinho e passo
Fábio Santana: Adereço
Manaus vai te amar, é o que peço,
E, se puder, me leva na bagagem!
Que topo até ser um adereço...
Jadenilson Gomes: Maquiagem
Manaus vai te amar, tenho certeza,
Se puder, me leva na bagagem!
Rimar com teu trabalho é uma bobagem!...
José Roberto: Contra Regra
Manaus vai te amar, tenho certeza,
Se puder, me leva na bagagem!
Dos sete ofícios só tenho essa destreza!...
meus doces atores de Limoeiro:
Jademilson, Tarcisio, Charlon, Lucas, Kettully
O Mundo já vos ama e ele é um tule,
Sob ele, me levem em viagem todo ano,
Carái, já tô amando esse Ariano!1
(1)Saulo, já tô te copiando, copy, mano!
Reviewed by Centro de Criação Galpão das Artes on 05:28 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.