CONTO DO ESPERTALHÃO EM ESPETÁCULO NO JANEIRO DE GRANDES ESPETÁCULOS EM 2012


Nem todo esperto se dá bem no final dessa peça

  
A montagem teatral A Inconveniência de Ter Coragem do Pontinho de Cultura Galpão das Artes, de Limoeiro, no agreste setentrional, distante 77 km é uma opereta regional. Com texto de Ariano Suassuna e apresentando o primeiro ato da obra  A Pena e a Lei  a trupe limoeirense tem corrido Pernambuco e o nordeste.  Recentemente estiveram no Ceará em um festival de Aracati. Pois, há cinco anos estiveram em Portugal, circularam pelo nordeste e também aportaram no Rio de Janeiro, João Pessoa, Aracaju, Arapiraca – AL e Macau, no Rio Grande do Norte.
 A dramaturgia vem de 1959, A Pena E A Lei, peça em três atos que Ariano Suassuna juntou em uma só. Com base no teatro de mamulengos, nas histórias populares de cantadores nordestinos e nos bonecos brincantes, mesclam-se, no texto, auto, sátiras de costumes e farsa. Em A Pena e a Lei, Ariano Suassuna traz, à luz da ficção, um Nordeste autêntico, regional, popular, universal, erudito, metafísico, religioso, grotesco e sensível, satírico e dramático, sob ritmos diversos: cantorias, xaxado, baião... Tais aspectos bebem nas fontes da tradição medieval. 
  Talvez seja a obra mais ambiciosa do autor, na medida em que é uma síntese de contos populares e de exigente inspiração erudita, Commedia dell'Arte e auto sacramental, sátira de costumes e arguta mensagem teológica, divertimento nordestino e proposição de alcance genérico, história concreta e vôo para regiões abstratas, mamulengo e metafísica - enfim uma verdadeira súmula do teatro.

            Mas, a dramaturgia escolhida pelos limoeirenses tem suas especificidades. Encenado com atores  sugerindo  mamulengos, em gestos  rápidos, nesse espetáculo, fundem-se o mítico, o imaginário popular, o trágico, o cômico e a antitética relação entre a frouxura e a coragem. A coragem é coisa improvável e carga pesada neste mundo de surpresas e disparates. Assim, o contexto da coragem está configurada nas artimanhas, farsas e engodos de Benedito, ao traçar e executar um plano para conquistar Marieta, enfrentando seus rivais. Benedito  é. a exemplo de Quaderna, de O Romance da Pedra do Reino,  um grande articulador, joga com os sentimentos alheios, trai, e é traído pelo amigo Pedro, cumprindo a sina do infortúnio de suas armações.
Retomando A INCONVENiÊNCIA DE TER CORAGEM o Pontinho de Cultura Galpão das Artes, em Limoeiro, agreste setentrional,  executou  em 2011 de abril a outubro o projeto EM PERNAMBUCO O LUGAR DE BONECO É NA FEIRA  patrocinado pelo Banco do Nordeste e em parceria com o BNDES através dos recursos do programa cultural na edição 2010.
A intervenção artística realizada nas feiras livres dos municípios representa o diferencial. Tais apresentações deste projeto contemplam o direito constitucional de acesso gratuito à cultura aos cidadãos.
Revisitar Suassuna na Inconveniência de Ter Coragem através do Galpão das Artes é reafirmar o bom teatro realizado no interior de Pernambuco nos últimos tempos.  É uma “presepada“ o que os atores cumprem em feira livre, praça ou na rua mesmo,  afirma Fábio André, diretor do espetáculo. Sem dúvida nenhuma. A experiência de oito anos resulta numa pesquisa sobre mamulengo que fideliza-se ao elenco, enfatiza a direção.
 Particularmente, a direção tira o chapéu para os atores Jadenilson Gomes, Tarcísio Queiroz e Charlon Cabral. Até porque estes são os co-responsáveis pela volta desta montagem. Lucas Rafael e Kettuly Muniz, que integram esta montagem, são simplesmente a promessa cumprida que “santo de casa faz milagre “.
É conferir tudo isso e um pouco mais ao lado de Mano de Baé e o seu pandeiro que vem lá de Tracunhaém.
Eita! Que a brincadeira já vai continuar ...
O espetáculo apresenta-se dia 14 de janeiro, às 16 horas, em Olinda no na Praça do Carmo, dentro da programação oficial do 18º Janeiro de Grandes Espetáculos - 2012
CONTO DO ESPERTALHÃO EM ESPETÁCULO NO JANEIRO DE GRANDES ESPETÁCULOS EM 2012 CONTO DO ESPERTALHÃO EM ESPETÁCULO NO JANEIRO DE GRANDES ESPETÁCULOS EM 2012 Reviewed by Centro de Criação Galpão das Artes on 05:28 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.