O OLHAR DE FLÁVIA SUASSUNA SOBRE O PERU DO CÃO COXO NO ÚLTIMO DIA 10 DE JANEIRO NO TEATRO DE SANTA ISABEL


Assisti à encenação de O PERU DO CÃO COXO, primeiro ato da peça A FARSA DA BOA PREGUIÇA, de Ariano Suassuna, durante o 26º JANEIRO DE GRANDES ESPETÁCULOS no Teatro Santa Isabel na última sexta-feira. Como madrinha do grupo teatral do Galpão das Artes, de Limoeiro, já havia visto a apresentação dezenas de vezes. 

Mas houve algo mais nesse dia. Não sei direito o que foi: talvez a materialização do movimento MÃOS DADAS, sabe, aquela coisa que marcou o ano de 2019 – “Ninguém solta a mão de ninguém” –, mas que ainda estava latente dentro de cada um, e que a gente não sabia como fazer de verdade. Senti na apresentação exatamente isto: para que ela se realizasse, houve muitas mãos dadas, visíveis e invisíveis. 

No plano visível, posso citar organizadores, publicitários, técnicos, atores, diretores, voluntários e espectadores que, juntos, viabilizaram um verdadeiro espetáculo teatral, com todos os detalhes a que se tem direito: cenário, figurinos, iluminação, música, texto... tudo belo! Mas, naquele diz, meu coração também viu muita coisa: a energia do Teatro Santa Isabel potencializou os elementos cênicos; atualizou os esforços de resistência, de luta, de compartilhamento de ideias e afetos que já houve entre suas paredes; permitiu o dar as mãos de pessoas presentes e ausentes; confirmou a arte como caminho para a gente ser, pensar, sentir e agir juntos, para somar. 

Ariano Suassuna deve estar satisfeito: sua teimosia, sua esperança e o calor de suas mão ainda estão entre nós, graças a pessoas que não desistem de viver e de tentar, como os que estavam ali de corpo e alma.

O OLHAR DE FLÁVIA SUASSUNA SOBRE O PERU DO CÃO COXO NO ÚLTIMO DIA 10 DE JANEIRO NO TEATRO DE SANTA ISABEL O OLHAR DE FLÁVIA SUASSUNA SOBRE O PERU DO CÃO COXO NO ÚLTIMO DIA 10 DE JANEIRO NO TEATRO DE SANTA ISABEL Reviewed by Centro de Criação Galpão das Artes on 11:11 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.